No passado dia 05 de Fevereiro o Clube OGMA disputou a primeira etapa do campeonato Nacional Kart 2017 que se vai disputar ao longo de 9 etapas.

O formato desta prova é constituir equipas de dois pilotos que corram em duas mangas de 2 vezes 15′ com dois carros diferentes sorteados no inicio. Antes da 1ª manga há uma qualificação de 15 minutos para determinar a primeiro grelha de partida, a segunda grelha é em função da posição alcançada na primeira manga.
O Clube OGMA alinha novamente com duas equipas, Clube OGMA 1 (CO1) e Clube OGMA 2 (CO2). Esta primeira etapa realizou-se no KIP, em Palmela, numa manhã solarenga e fresca.
Tivemos então CO1 formada por Nuno Graça e Pedro Carvalho e CO2 com André Marques e Rui Cruz.

Este campeonato contou na sua primeira etapa de 2017 com a presença de 33 equipas, situação apenas possível num kartódromo como o de Palmela que tem uma pista extensa e larga e também dispor de uma frota de karts suficiente para tantas equipas. Frota essa que foi renovada contando agora com os novos Remo Evo6 de 270cm2. Feito o sorteio, que atribuiu os carros 06 e 16 a CO1, e 09 e 13 a CO2, os pilotos foram conhecer os carros que lhes tinham calhado e bonitos eram eles.

Iniciou-se a qualificação e logo se percebeu que CO1 tinha um carro (06) com pouca “vontade” quanto a CO2 estava um pouco melhor servido (09) mas também não era dos melhores exemplares. Percebeu-se então que por se tratar de uma frota nova alguns carros já estavam um pouco mais rodados e por isso com os motores já mais soltos, enquanto outros ainda tinham dificuldade em subir rapidamente de regime. CO1 conseguiu a 32ª posição e CO2 a 28ª para a grelha de partida inicial.

Iniciou-se de seguida a primeira manga com Pedro Carvalho (CO1) ao volante que, conseguindo explorar ao máximo tudo o que tinha ao seu alcance incluindo os erros dos outros, é que com 33 carros em pista há sempre confusão nas primeiras curvas, ainda que não tenha havido nada mais de que uns toques, conseguiu subir até a 26º posição para entregar o carro ao Nuno Graça, que chegou ao fim em 28º.

Quanto a José Correia viu-se embrulhado num grupo de mais de 10 carros e demorou algumas voltas a sair de lá e entrar no seu ritmo, conseguiu ainda assim subir para 21º, seguiu-se então o turno de Rui Cruz que acabou por cruzar a meta em 24º.

Paragem, troca de carros. Os carros que recebemos também andaram do meio da tabela para baixo, não era bom sinal.

Arrancando então de 28º, Pedro Carvalho (CO1) com o carro 16 evitou duas saídas de pista colectivas e subiu para o 14º lugar mas acabou por ter de ceder algumas posições e entregou o carro em 17º ao Nuno Graça que resistiu tanto quanto possível aos adversários e acabou a corrida em 19º. Quanto a CO2 com José Correia a fazer os primeiros 15 minutos ao volante do carro 13, não teve a mesma sorte e ficou mesmo envolvido num despiste que envolveu vários pilotos e caiu para penúltimo lugar, a partir de aí, forçou o andamento ao máximo e acabou por conseguir entregar o carro no 21º lugar ao Rui Cruz que terminou a prova na 24ª posição.
Não eram os lugares que ambicionávamos, pois sabemos que as nossas equipas têm qualidade e experiência para andar bem mais á frente da tabela, mas os carros que nos calharam não permitiam fazer muito melhor.

Em Março (05.03.17) correremos a 2ª etapa no Carregado, esperando conseguir dessa vez mostrar aos outros concorrentes que estamos ali para subir ao pódio. A vontade de vencer estará seguramente presente.