No passado dia 30 o Clube OGMA organizou um Peddy Paper pelas ruas da baixa de Lisboa. Encontrámo-nos frente ao cinema São Jorge para nos organizarmos em equipas e conhecer as regras e objectivo do jogo. Dividimo-nos em 3 equipas e recebemos as perguntas a que tínhamos de responder. Ganharia quem respondesse a mais perguntas e concluísse o percurso em menos tempo.
Partimos do meio da Avenida da Liberdade logo com o desafio de saber a direcção do olhar da estátua que representa a Victória na Primeira Grande Guerra. Depois tivemos de encontrar as estátuas que nos jardins laterais da avenida representam o rio Douro e o rio Tejo.
Passámos os Restauradores, fomos até ao Rossio onde tivemos que identificar as lojas mais históricas pela ordem correcta num mapa. Passámos ao largo de São Domingos procurando a nacionalidade do fundador de uma loja típica e depois tivemos de encontrar uma inscrição numa placa no “canto mais doce” da Praça da Figueira.
Seguimos pela Rua dos Fanqueiros até ao elevador que nos levou à Rua da Madalena e parámos no largo do Chafariz das Moiras para recebermos novas tarefas.
Subimos em direcção ao Teatro Romano e seguimos pela Rua da Saudade, junto à casa onde morou Ary dos Santos, e fomos até ao Castelo, onde tivemos de procurar mais respostas às perguntas que tínhamos. Depois foi descer pela encosta, procurando mais respostas ao peddy paper em placas em prédios, números de portas e outras curiosidades, e chegámos ao Largo de São Miguel onde terminou a segunda etapa. Aí fizemos uma prova de canto de canções populares de Lisboa (há um pequeno vídeo no nosso facebook) em que cada equipa pontuou as restantes.
Depois de uma pausa para descanso e divertidas picardias entre equipas, começámos então a terceira e última etapa, esta com tempo limite para concluir e em que ganhava mais pontos quem chegasse primeiro.
Serpenteámos por Alfama procurando mais pistas e descemos até à Rua do Terreiro do Trigo. Procurámos uma inscrição no Real Chafariz e no portal da igreja de Nossa Senhora da Conceição estava a última pista. A partir daí só contava quem chegasse primeiro ao Terreiro do Paço e encontrasse o organizador da prova. Numa tarde de Sábado com tão bom tempo e com tantas pessoas na praça parecia uma tarefa impossível… Mas a equipa 2 chegou primeiro ao fim, caminhando calmamente. Uns minutos depois vimos dois elementos, um da equipa 1 e outro da equipa 3, correndo para ver quem não ficava em último!
Entregues as provas o veredicto final foi surpreendente: consideradas todas as provas as três equipas estavam empatadas! Umas conseguiram mais pontos que outras em provas diferentes, mas agora era necessário encontrar um vencedor. Organizou-se então uma breve prova, muito simples e rápida para encontrar a equipa vencedora.
Quem ganhou? Todos nós porque, no fim, pudemos gozar de um divertido passeio por Lisboa, revendo algumas coisas, conhecendo outras que não tínhamos visto.
Foi uma excelente experiência a repetir!