A 4ª Ultra Maratona BTT / Gravel Race Cabeça Gorda foi organizada pelo BTT Ferrobico – Secção de BTT e Cicloturismo do C. R. D. Cabeça Gorda.
Realizou-se no dia 28 de Setembro de 2024, Sábado, em Cabeça Gorda – Beja e percorreu as freguesias rurais dos concelhos de Beja, Mértola, Castro Verde e Serpa, tendo como passagem principal o Pulo do Lobo.
O Pulo do Lobo, que se encontra entre os 33 e os 35 metros de altitude, é um desnível muito estreito no qual existe uma fenda por onde se precipitam as águas do Guadiana. Este desnível é consequência dos efeitos provocados ao longo dos tempos pelas várias eras geológicas.
Segundo a lenda, só um homem audaz ou uma fera acossada poderiam transpor este desnível com um “pulo”. É pelo vale fundo, que se irá progressivamente arredondando, que o Guadiana corre até às proximidades de Mértola.
O Clube OGMA mais uma vez marcou presença neste grande evento com a participação de dois atletas, o Bruno Rebelo na vertente BTT e o Luís Carvalho na vertente de Gravel.
Quanto á organização esteve de parabéns pois segundo os nossos atletas estava tudo cinco estrelas sem nada a apontar desde o pequeno-almoço, ao staff sempre muito atenciosos e simpáticos, os abastecimentos muito bons, as marcações apesar de termos o percurso no GPS, o almoço no seu melhor com direito a tudo. Enfim um belo dia passado a pedalar nesta zona que bem sabe receber quem a visita.
Quanto as prestações dos nossos atletas aqui ficam os resultados:
O Bruno Rebelo na vertente BTT com 134kms e 2.500D+ finalizou a prova com um tempo de 6h e 51m na posição nº63 (em 196) da geral e nº23 (em 76) no seu escalão de M40.
O Luís Carvalho na vertente Gravel com 141kms e 1.800D+ finalizou a prova com um tempo de 5h e 38m na posição nº4 (em 33) da geral.
Muitos parabéns aos nossos atletas pela sua participação empenho e dedicação em mais uma prova realizada em nome do Clube OGMA.